terça-feira, 5 de julho de 2011

Saúde: Ovários Policísticos

Essa matéria é própria para as meninas.

Há pouco tempo descobri que tenho ovários policísticos, um mal que atinge várias garotas na época de reprodução. Eu não era muito bem informada sobre o assunto, até começar sentir dores abdominais muito fortes e ganhar peso de forma desequilibrada, tinha medo de ir procurar um médico, mas também tinha medo de ter algo grave. Então antes de procurar o médico me informei sobre possíveis casos que poderiam estar acontecendo comigo, e quando li sobre ovários policísticos identifiquei meu caso na hora, depois passei no médico para fazer exames e tudo mais, só que não foi descartado a hipótese de realmente eu ter ovários policísticos pelo contrário, os sintomas indicam que seja realmente isso. Então antes de explicar certinho os sintomas, e esclarecer algumas dúvidas aconselho as meninas que tiverem sintomas parecidos aos que citarei procurarem um médico para tratarem o quanto antes, e não tenham medo, pois só irá te ajudar.

Entendendo um pouco mais sobre o assunto:

O principal sintoma do distúrbio é a menstruação desregulada. Como na adolescência o corpo ainda está em formação, a jovem não imagina que sofre da síndrome.

Metade das mulheres que sofrem da doença estão acima do peso ou obesas. Acne, cabelos e pele oleosos e abundância pêlos em lugares diferentes, como no queixo, no buço, na linha do umbigo e nos seios, são outras manifestações da doença.

A adolescente que tem ovários policísticos tem maior propensão a desenvolver diabetes e pode sofrer hipertensão. Ou seja, faz parte do grupo de risco de acidentes cardiovasculares. Por isto, é preciso ficar de olho. Procure um médico e faça os exames necessários para confirmar ou não se você sofre com a doença.

Para controlar a síndrome, a adolescente pode tomar remédios para diminuir a produção do hormônio que causa as alterações (o androgênio) se for necessário. Também é importante mudar os hábitos alimentares e fazer exercícios físicos.

Espero ter ajudado um pouco e fiquem atentas, qualquer sintoma o melhor é procurar um médico.

3 comentários:

  1. Assunto muito interessante. Confesso que além da minha menstruação ser desregulada, meu cabelo é bem oleoso e sinto dores também. Não estou acima do peso ou sou obesa, mas já ouviu falar de "kg sanfonas"? Perco e ganho 3, 4, 5 quilos com MUITA facilidade. Tipo, com duas semanas e etc.

    Vou olhar isso.
    Achei o blog MUITO INTERESSANTE.

    http://www.garotasdizem.com/

    ResponderExcluir
  2. já ouvi sim em "kg sanfona", mas seria interessante procurar um médico, porque dizem nas primeiras mentruaçoes é normal essa desrregularidade, mas conforme o tempo passa isso já não é mais normal.
    Obrigada (:

    ResponderExcluir
  3. Também não sabia disso.
    É sempre bom ficar por dentro destes assuntos pra tratar o quanto antes.

    ResponderExcluir