segunda-feira, 4 de julho de 2011

Profissões: Estética


Por estar no terceiro ano, época de vestibular, sei o que os adolescentes da minha idade estão passando. Além do stress, rola também a duvida. Então para dar uma ampliada no conhecimento dos meus leitores sempre que poder vou estar pesquisando sobre algumas profissões, para ajudar na decisão de vocês. Hoje, vou falar um pouco sobre a profissão que escolhi pra mim, ESTÉTICA, resumindo um pouco, é uma profissão que está super em alta, não é difícil encontrar pessoas que recorrem a esses profissionais. O salário varia muito, mas o que temos que ter em visão que seremos bem sucedidos se fizermos algo que gostamos, e não pensando só no dinheiro. A única coisa que me deixa um pouco "chateada" é que ainda não encontramos cursos em faculdades públicas, talvez na cabeça de muita gente não vale a pena investir o dinheiro público em um curso que envolverá beleza, é uma pena, porém não há muito o que fazer a não ser recorrer aos cursos particulares. Faculdades, a unica que eu tenho certeza que tem o curso é a Anhembi Morumbi, dependendo da situação financeira de cada pessoa pode ou não ser considerado caro, mas eles oferecem bolsas de uma determinada quantidade, e eu posso garantir, por ter ido conhecer a faculdade e até mesmo as salas onde acontecem as aulas que é uma faculdade com uma estrutura maravilhosa, e que vale muito a pena. Mas também além das faculdades existem os técnicos que não deixam para trás, normalmente em escolas conhecidas, o aluno já sai estagiando.

Abaixo vou postar algumas informações básicas sobre estética.

O profissional de estética é um especialista nos cuidados com o corpo, rosto e cabelo, visando à manutenção da saúde, beleza e bemestar.

Por meio do uso de cosméticos e aparelhos de alta tecnologia, promove o melhoramento do aspecto da pele. Com conhecimentos anatômicos do corpo humano, realiza massagens, como drenagem linfática e modeladora, a fim de amenizar celulite, gordura localizada e outros problemas que afetam o contorno corporal. Pode ainda fazer uso de massagens e terapias alternativas, como do-in, shiatsu, fitoterapia, cromoterapia e aromaterapia. Realiza também limpeza facial, depilação, hidratação, maquiagem definitiva e bronzeamento artificial. No consultório, bacharel e tecnólogo atuam em parceria com o dermatologista ou o cirurgião plástico, tanto em

tratamentos preventivos quanto no acompanhamento pós-cirúrgico. Tem capacidade para apontar os problemas de pele e encaminhar o paciente para o médico especialista. O profissional pode fazer atendimento domiciliar ou trabalhar em spas, clínicas estéticas, salão de beleza, consultórios, hospitais, academias de ginástica, hotéis e até navios.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE FAZER UM BACHARELADO E UM TECNOLÓGICO


Os dois cursos são extremamente práticos e visam à formação de um especialista em cuidados com a face e o corpo. A diferença é que no bacharelado o aluno tem um foco maior em conteúdos relacionados à gestão do negócio. Já o tecnológico é indicado para quem quer trabalhar com as técnicas esteticistas ou para aqueles que têm interesse em uma técnica específica, como podologia, visagismo (conjunto de técnicas usadas para valorizar a beleza harmônica de um rosto, levando em conta maquiagem e penteado) e terapia capilar.

O que você pode fazer

Estética corporal

Aplicar tratamentos (com cremes ou aparelhos) que visem a melhorar o contorno corporal e a amenizar sinais de celulite e gordura localizada, por exemplo.

Estética facial

Empregar tratamentos e técnicas para prevenir o envelhecimento precoce, amenizar manchas e rugas no rosto.

Estética pré e pós-cirúrgica

Atuar em parceria com o médico para acompanhar o paciente depois de cirurgias plásticas ou reparadoras. Aplicar técnicas e tratamentos para amenizar os desconfortos de intervenções cirúrgicas ou procedimentos estéticos.

Maquiagem profissional

Fazer maquiagem artística para cinema, televisão, teatro, desfiles de moda e ensaios fotográficos. Trabalha ainda com pinturas corporais artísticas, embelezamento do olhar, airbrush (maquiagem feita por aerógrafo) e consultoria de automaquiagem.

Massagens corporais

Realizar massagens, como drenagem linfática e massagem modeladora, para promover a beleza do paciente.

Podologia

Examinar, diagnosticar e tratar doenças nos pés. Também é responsável por técnicas de prevenção.

Terapia capilar

Tratar couro cabeludo e fios, além de prevenir a calvície.

Visagismo

Criar uma imagem pessoal adequada à personalidade do indivíduo, analisando os componentes de cada rosto, como maquiagem e penteado


Bom, espero ter ajudado em algo. Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário