terça-feira, 5 de julho de 2011

Profissão: Letras



Antes de decidir realmente em que gostaria de me formar pensei seriamente em fazer letras, até porque a matéria em que me dou melhor é português. Acredito que seja um curso prazeroso de se fazer, até porque envolve a nossa língua, a nossa literatura. Porém acabei desistindo em partes, como o curso de estética não se encontra em faculdades públicas e federais, eu vou acabar fazendo técnico. Mas nada me impediu de me inscrever no ENEM, e como a nota dele vale para a federal do ABC eu vou prestar pra lá em letras, ai se eu passar é outro caso kk. Mas acho um curso bem interessante. Vou postar abaixo algumas informações para entenderem um pouco mais.

A baixa remuneração salarial dos profissionais recém-formados em Letras que optam por ser professores já fez muitos desistirem da carreira. Por outro lado, nichos como revisão de textos e tradução são boas alternativas. A formação em Letras se divide em duas: o curso de licenciatura habilita o profissional a dar aulas para 1º e 2º graus; já o bacharel em Letras pode dar aulas em faculdades, além de se dedicar à pesquisa da língua.

Mercado - O licenciado em Letras atua como professor, crítico literário, pesquisador, resenhista, tradutor, agente literário e revisor de textos. Hoje, faltam professores no País, mas a remuneração pouco atraente para profissionais em começo de carreira afugenta os estudantes da área. Os salários variam conforme a atividade. Para os professores, por exemplo, a carga horária de trabalho e a política da escola onde trabalham fazem com que a média de pagamento fique entre R$ 600 e R$ 2.000 (com mais tempo de carreira). Cursos de especialização, mestrado e doutorado também contam pontos.

É pra você? - É preciso, em primeiro lugar, gostar de ler. O futuro profissional de Letras deve também ter uma boa capacidade de análise, redação e habilidade para traduzir ou modificar textos. É preciso ainda bom conhecimento gramatical, domínio verbal, criatividade e objetividade.

O que vem por aí - A globalização econômica e o aumento no turismo mundial abrem novos caminhos para a profissão. Quem opta pelo bacharelado com ênfase em inglês e espanhol ainda tem prevalência no mercado. Mas outras línguas também se destacam, como o mandarim e o japonês. O francês, o italiano e o alemão também oferecem boas oportunidades de trabalho. A disseminação da Internet e das tecnologias da informação também trouxeram novos campos de atuação, como a revisão e tradução de sites, supervisão na área de telemarketing e consultoria de empresas para questões ligadas à língua portuguesa e línguas estrangeiras, por exemplo.

Diferencial - O estudante de Letras deve dedicar muito tempo aos livros e a textos avulsos, inclusive na Internet. Deve dedicar o máximo de horas à leitura, à pesquisa e ao estudo. No estágio supervisionado, obrigatório na licenciatura, o diferencial é mostrar dedicação.

Vale a pena lembrar que nem sempre devemos pensar somente no salário e sim no prazer em que teremos atuando em determinada profissão. Profissional qualificado nem sempre é sinônimo de profissional com situação econômica estável, e sim aquele que gosta e se sente bem com o que faz.

Caso alguém queira mandar sugestão sobre profissões fiquem a vontade. Espero ter ajudado, um grande beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário